Procure os melhores lugares perto de você!

Colégio São Luís

(11)3138-9600

ver telefone





Encontre este local


Rua Lobo 400
Bairro: Consolação
São Paulo/SP
Cep: 01414-902






Compartilhar




Opções




Encontre escola, Educacao em Colégio São Luís



Colégio São Luís



Fundado em 1867 em Itu (interior de São Paulo) pelos padres jesuítas e transferidos para a cidade de São Paulo em 1918, o Colégio São Luís foi uma das primeiras escolas a se fixar em território nacional. Hoje, consolidada como sinônimo de tradição, a instituição é um marco da educação e se mantém antenada às transformações da sociedade.
 
O São Luís foi o segundo colégio criado pelos jesuítas no País (o primeiro foi o Catarinense). Após um longo período sediado na cidade de Itu - onde registra uma memória marcante, incluindo a visita do Imperador Pedro II -, uma epidemia de febre amarela no interior de São Paulo colocou em risco os estudantes, fazendo com que os dirigentes do Colégio procurassem outra localização. Na recém-inaugurada Avenida Paulista (1891), encontrou um espaço adequado e, em 1918, começava a primeira turma de alunos. As primeiras indústrias eram instaladas em São Paulo, que vivia o auge da produção de café, e a charmosa avenida acomodava a elite paulistana, onde viviam os grandes fazendeiros de café, negociantes e imigrantes, como árabes e italianos. Conhecida também como 'Avenida dos Casarões', a Paulista foi à primeira via pública da cidade a receber asfalto e arborização. A região assimilou facilmente a integração do Colégio ao seu cenário, até porque o São Luís trabalhava com essa elite e com alunos de cidades do interior, inclusive de Itu.
 
Em 1936, foi inaugurada, na esquina da Rua Bela Cintra, a Igreja São Luís de Gonzaga, ao lado da fachada de estilo neoclássico do Colégio. Os anos seguintes foram marcados pela participação do Colégio nas paradas cívicas e torneios esportivos, além, é claro, da expansão da instituição. Em 1948, no período noturno, iniciam-se as atividades da Faculdade de Economia São Luís, segunda a oferecer esse curso na cidade.
 
Entre as décadas de 60 e 70, a era dos barões do café entra em declínio, a industrialização se acelera, e os casarões dão lugar a edifícios, verticalizando a paisagem da Avenida Paulista. Na década de 70, o então prefeito Olavo Setúbal transformou a Paulista em uma avenida de 2,8 km de extensão.
 
Acompanhando as mudanças dos novos tempos, o antigo prédio do Colégio também foi substituído por uma construção vertical. Foram anos de reconstrução, desde 1967. Piscinas, ginásios cobertos e quadras de futebol, entre outras instalações, resultaram em uma infraestrutura moderna. Uma novidade do prédio da Haddock Lobo, inaugurado em 1972, foi a galeria, para a circulação interna de veículos: os pais passaram a deixar seus filhos dentro do prédio da escola.
 
Nesse mesmo ano, mais um marco na história do Colégio: o ingresso da primeira turma de meninas. Dos 1.678 alunos existentes, 85 eram garotas. O São Luís foi um dos primeiros colégios de São Paulo a adotar essa novidade.
 
Semana Santa. Encontro de Alunos Líderes e Jogos entre colégios jesuítas foram algumas das atividades educativas criadas na época e que são realizadas até hoje. Nos anos 80, o Colégio passou por uma ampla reestruturação de sua linha educacional. A Associação dos Colégios Jesuítas, que envolve sete colégios, promoveu a modernização da pedagogia, com princípios da espiritualidade inaciana (Santo Inácio de Loyola), que hoje são base de todo o trabalho educacional dos jesuítas.
 
Nesta mesma época, o metrô chegava à região, e foi também o início da participação do Colégio São Luís na Associação Paulista Viva, cujo principal objetivo é trabalhar pela segurança dos que transitam na Avenida. Até hoje, os dirigentes e alunos do Colégio se envolvem nos eventos e ações realizadas pela entidade. Às vésperas da virada do milênio foi inaugurado o edifício São Luís Gonzaga, ao lado do Colégio, ampliando os espaços de aprendizado, com mais salas de aula.
 
Personalidades com trabalhos reconhecidos em diversas áreas passaram pelas salas de aula o Colégio, como o senador Eduardo Matarazzo Suplicy, Horácio Lafer Piva (ex-presidente da Fiesp), o navegador Amyr Klink e a atriz Maria Fernanda Cândido, entre muitos outros.
 
Com mais de 2.200 alunos, o São Luís é hoje consagrado como um dos mais tradicionais e respeitados colégios do País. Sua história se entrelaça à história da Avenida Paulista e da cidade de São Paulo.
 
PROPOSTA PEDAGÓGICA
 
São dois os eixos que orientam todas as propostas e ações do Colégio: a excelência acadêmica e a formação humana. Esses eixos estão, intrinsecamente, relacionados durante o processo de ensino-aprendizagem.
 
A excelência acadêmica é conquistada com o elevado desenvolvimento da capacidade das crianças e jovens para a interação bem sucedida nas mais diversas situações do cotidiano das sociedades, consolidando uma significativa base de conhecimentos e a instrumentalização de habilidades e competências. Ao mesmo tempo, o trabalho de formação humana busca desenvolver, de forma intrínseca ao cidadão, um referencial ético e de valores cristãos que visem ao bem comum com justiça, generosidade, tolerância, autonomia, liberdade, igualdade de condições a todos e a promoção da paz.
 
Assim, a excelência acadêmica não se justifica apenas por si mesma, mas é um elemento essencial para a articulação e efetivação dos valores humanos na intervenção das pessoas nos seus cotidianos, atribuindo um sentido privilegiado à educação.
 
Por isso, o Colégio São Luís não estrutura o seu trabalho em mera referência com número de alunos, mas, sim, organiza as ações pedagógicas para os grupos de pessoas com características distintas e com objetivos comuns, respeitando as diferentes personalidades, os ritmos e os momentos adequados de aprendizagem, bem como as diversidades culturais de origem de cada um.
 
A família é parte fundamental desse processo. Sem o acompanhamento e a participação da família das crianças e jovens, não há como se estabelecer uma formação consolidada e tranquila. Seja em reuniões gerais ou em conversas individualizadas, a Coordenação de Série e a Assessoria de Formação Cristã necessitam de trocas de informações e de parcerias permanentes na interação da família com o processo de formação dos seus filhos. Torna-se indispensável, portanto, que os pais ou responsáveis estejam em pleno acordo com as propostas do Colégio e assumam esses valores como inspiradores de suas vidas.
 
Inspiradora de seu projeto educacional a Pedagogia Inaciana é baseada nas reflexões e anotações feitas por Inácio de Loyola no século XVI.
 
As escolas jesuítas têm tradição e experiência de séculos em educação, evoluindo conforme o desenvolvimento das sociedades e em sintonia com os mais avançados recursos de tecnologia educacional. Por isso, a prática pedagógica Inaciana mantém interlocução com outras correntes pedagógicas, que também visam à autonomia do aluno, ao seu pleno desenvolvimento e à aprendizagem com significado. Entretanto, a Pedagogia Inaciana rompe com a linha conservadora e meramente técnica de educação e busca um objetivo mais ampliado do que outras correntes pedagógicas, embora reconheça as suas contribuições.
 
A educação das escolas jesuítas visa ao desenvolvimento integral da pessoa a serviço do bem comum, com excelência acadêmica e formação humana, inspirada pelos valores cristãos universais. A proposta pedagógica Inaciana envolve as dimensões: cognitiva, afetiva, ética, corporal, espiritual, estética, sociopolítica e comunicativa, buscando a excelência acadêmica, de maneira integrada, com uma sólida formação humana.
 
Assim, o educando desenvolve a sua individualidade para poder buscar a realização pessoal e servir à sociedade, reconhecendo sua íntima relação com os demais. É formado para agir com competência, responsabilidade e solidariedade, inspirado na fé e na justiça, e para assumir, ativamente, sua liberdade na construção e transformação da sociedade.
 
A sala de aula, para a Pedagogia Inaciana, é mais um espaço de identidades, de conhecimento, de diálogo e de construção coletiva, estabelecendo, entre educadores e educandos, um protagonismo no desenvolvimento da sociedade.
 
VISÃO
 
Ser referência Inaciana e Jesuítica de excelência acadêmica e humana na Educação Básica.
 
MISSÃO
 
A missão do Colégio São Luís é a educação da pessoa a partir dos valores cristãos, dando-lhe uma formação acadêmica e humana de excelência que desenvolva, de forma harmoniosa, suas dimensões cognitivas, afetiva, ética, comunitária, social e espiritual, em um ambiente comprometido com a justiça e a busca do bem comum, preparando-a para a vida e para o serviço aos demais.
 
PEDAGOGIA INACIANA
 
"A pedagogia, arte e ciência de ensinar, não pode ser reduzida à mera metodologia: ela inclui uma perspectiva do mundo e uma visão de pessoa humana ideal que se pretende formar" (do livro Pedagogia Inaciana, nº 11).
 
O objetivo educacional da Companhia de Jesus é o desenvolvimento global do ser humano, reforçando suas potencialidades, formando cidadãos conscientes, autônomos, em condições de transformar a sociedade em que vivemos e servir aos demais.
 
A sala de aula é um espaço de diálogo e construção coletiva, marcado pela vivência concreta dos valores cristãos, onde o aluno é o centro do processo e autor de seu próprio aprendizado.
 
Estar atualizado constantemente e conhecer o contexto em que o aluno está inserido são a base do trabalho educacional jesuíta, que possui um estilo próprio no processo de educar.
 
As dimensões essenciais do Paradigma Pedagógico Inaciano - contexto - experiência - reflexão - ação – avaliação – servem como referência na elaboração do planejamento de todas as atividades realizadas.
 
INFRAESTRUTURA
 
Informática
O Colégio possui um parque de Informática, com mais de 150 computadores utilizados para aulas, projetos e pesquisas.
 
Os professores estimulam os alunos a usar a Informática com o intuito de acelerar o aprendizado como enriquecimento à pesquisa. Nossos computadores estão conectados em alta velocidade, permitindo o acesso à Internet a qualquer hora.
 
Uma equipe de professores e técnicos oferece suporte para a Informática educacional e a rede administrativa.
 
Site
 
O site do Colégio está disponível no portal www.saoluis.org e é produzido por uma equipe de jornalista e designers. Nele é possível encontrar as principais notícias, diariamente atualizadas, além dos eventos, conteúdos disponibilizados pelos professores na Sala de Estudos, informações sobre cursos e cursos extras, cardápio do restaurante, etc.
 
Biblioteca
 
Com mais de 60.000 volumes, a Biblioteca possui acesso facilitado por busca informatizada, aberta a alunos e pais, de segunda a sexta-feira 7h00 às 21h00.
 
Laboratórios
 
Três laboratórios de Física, Química, Biologia/Ciências e Matemática e um laboratório de línguas com moderno instrumental de fones e orientação individualizada, além de um laboratório de audiovisuais.
 
Auditório
 
Equipado para exibição de espetáculos teatrais e dramatizações pedagógicas, um amplo salão para eventos, outro para festas e reuniões e mais um para grandes reuniões.
 
Capelas
 
Duas capelas internas para pequenos grupos e a Igreja de São Luís Gonzaga, na Av. Paulista, utilizada para as grandes solenidades.
 
Rua interna
 
Ligando as Ruas Bela Cintra e Haddock Lobo por dentro do Colégio São Luís, a rua interna proporciona maior comodidade aos pais que trazem seus filhos às aulas.
Os alunos são recepcionados por monitores já dentro do Colégio e encaminhados diretamente às suas classes, garantindo maior segurança.
 
Complexo esportivo
 
Três quadras internas, sete externas, um ginásio e uma piscina aquecida e salinizada estão à disposição dos alunos do Colégio São Luís. Nestes locais, acontecem recreação esportiva, aulas de futsal recreativo, escolinha de esporte, escolinha de futsal, basquete, handebol, futsal, vôlei, natação e hidroginástica.
 
Restaurante e lanchonete
 
Com capacidade para atender até 150 pessoas, entre alunos, pais e funcionários, o Restaurante do Colégio São Luís funciona das 11h às 14h30, de segunda a sexta.
 
Já a nova lanchonete do Colégio, recém-inaugurada, oferece opções de lanches variados, como os kits nutricionais compostos de barra de cereais e sucos, funciona das 7h30 às 22h, de segunda à sexta. Sábado das 8h às 14h.
 
Tanto o Restaurante quanto a lanchonete fazem parte do serviço de alimentação escolar da School Cook, que apresenta cardápio diversificado e balanceado, supervisionado por uma nutricionista.
 
Sala de espera
 
Os alunos das turmas de Educação Infantil quando chegam ao Colégio são recepcionados na salinha de espera, chamada de Espaço Criança, construída especialmente para eles. Localizada ao lado da rua interna e protegida por paredes de vidro, a sala garante a segurança das crianças pequenas que ali ficam com as professoras também para esperar os pais, na saída das aulas.
 
Vila Gonzaga
 
A 25 km da Capital, os alunos praticam atividades interdisciplinares em Educação Ambiental, Geografia e Biologia, mantendo contato direto com a natureza.
 
Vila Anchieta
 
Situada em Boracéia, Litoral Norte de São Paulo, a casa é dedicada aos encontros e treinamento de professores e funcionários.
 
Vila Piratininga
 
Localizada dentro do Colégio São Luís, é uma minicidade destinada às crianças do curso de Educação Infantil, onde podem vivenciar vários aprendizados e ter momentos de lazer.
 
 
 





Fale Conosco













Encontre mais em: São Paulo






80115

https://www.guia-se.com.br/anuncios/gravaNota